segunda-feira, 6 de julho de 2009

TI VERDE



Como efeito da maior consciência ecológica dos consumidores, os atributos ambientais no produto tornaram diferenciadores na escolha na hora da compra. Sendo que a abordagem sustentável é nova no campo literário, surgiu na conferencia de Estocolmo em 1972 e segundo Sachs (2007, p. 285), “depois da conferência Mundial de 1992, o adjetivo “sustentável” tornou-se imperativo na retórica política nacional e internacional, tanto no Sul quanto no Norte.” Podemos também definir que as atenções sobre as atitudes ambientais positivas chegaram aos campos da Tecnologia da Informação.



A organização de Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (AVAPE), criou um vídeo infomormativo em seus endereço eletrônico (http://www.avape.org.br/), que explica aos respectivos interessados a forma de tratar produtos tecnologicos que se tornaram absoletos. Abaixo confira o video que explica as ações a ser tomadas com produtos eletrônicos.











AÇÕES EMPRESARIAS:



Neste sentido a empresa HP anunciou que está tomando ações corretivas que contribuem com o desenvolvimento de um planeta sustentável, pois os produtos que comercializam possuem em média 5 anos de vida útil. As ações tomadas pela empresa foram de comprar produtos antigos, incluindo monitores, impressoras, câmeras digitais, PDAs e smartphones, “de qualquer marca”.
Fonte: Bruno Ferrari, de INFO Online, 23 de fevereiro de 2009
Link da matéria completa:


Software (SaaS)



Visando está possibilidade mercado a empresa Empresa Hara oferece Software-as-a-Service (SaaS) para calcular o impacto das grandes empresas no meio ambiente.
O programa Hara Environmental and Energy Management ajuda a monitorar o gasto de recursos naturais como água e combustível e planejar formas de diminuir a emissão de gases e desperdício. Oferece ferramentas online para monitorar o progresso em direção as metas definidas pela empresa.



Mais de 10 empresas já estão utilizando o software, como a Coca-Cola. A administração da cidade de Palo Alto também adotou o programa e pretende economizar 600 mil dólares por ano.



O software tem um banco de dados para compartilhar informações de programas de eficiência energética e produtos de tecnologia verde.


Fonte: Kátia Arima, da INFO, 2 de junho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário