quinta-feira, 9 de julho de 2009

Google lança serviço de imagens Street View no Brasil

São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro serão as primeiras cidades do país a receberem o serviço Street View da Google, que digitaliza imagens das ruas no serviço de mapas.

Uma ferramenta que disponibiliza que os usuários possam visualizar fachadas e outros elementos urbanos fotografados e transformados em um ambiente virtual através do Google Maps e Google Earth.

A parceria do Google com a Fiat levará as ruas 30 carros modelo Stilo, adaptados para capturar as imagens enquanto circulam. Ao todo, nove câmeras instaladas no topo do carro fotografam os ambientes - as imagens são sincronizadas com um aparelho GPS e armazenadas em um computador embarcado no veículo.
Segundo executivos das empresas envolvidas, o Stilo foi escolhido por apresentar tecnologias avançadas, que facilitam a integração com o equipamento de captura das imagens.

O Google diz que, em áreas com alto índice de criminalidade, vai seguir orientações de autoridades de segurança para que a captura de imagens seja bem sucedida. O objetivo da empresa é digitalizar todas as ruas das regiões metropolitanas.


"O Street View tem uma dimensão de serviço público que não pode ser ignorada", disse Alex Dias, diretor-executivo do Google no Brasil. Ele destaca que órgãos públicos poderão aplicar o Street View em projetos turísticos, podendo também auxiliar em soluções para o transporte urbano, como informações sobre roteiros de ônibus, e até segurança pública, como auxílio em ações de bombeiros ao atender emergências em locais desconhecidos.

A captura das imagens começará no dia nove de julho de 2009, mas não existe previsão de quando elas estarão disponíveis on-line. Depois de capturadas, as fotografias passam por tratamento e só depois são incluídas no sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário